De 26 a 29 de Novembro, 2018

26 a 28: das 13h às 20h - 29: das 9h às 16h

São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, SP

ABCIC promove Workshop no Summit M&T Expo 2018

Evento será realizado no dia 07 de junho e mostrará benefícios do uso de concreto especiais, concreto reforçado com fibras e concreto de ultra alto desempenho no segmento de pré-fabricados
A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) promoverá no dia 7 de junho, no São Paulo Expo, durante o Summit M&T Expo 2018, o Workshop Abcic Concreto Especiais para a Indústria de Pré-Moldados, Concreto Reforçado com Fibras (CRF) e Concreto de Ultra Alto Desempenho (CUAD). As inscrições podem ser feitas neste link.

Segundo Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, o Workshop será uma oportunidade para conhecer os benefícios do uso desses tipos de concreto para a construção industrializada. “Os concretos especiais, o CRF e o CUAD são tendência internacional para determinadas aplicações na indústria. Isso porque ele possibilita melhorar o desempenho de elementos estruturais e permite o desenvolvimento de elementos mais esbeltos proporcionando a redução de peso dos elementos, ampliando, dessa maneira, a competitividade do sistema construtivo”, explica Íria. 

Com a participação de renomados especialistas, o Workshop terá uma programação abrangente, será realizado entre 9h30 e 13h00 e trará uma ampla visão para a cadeia produtiva a respeito desse assunto, promovendo um debate importante para a maior aplicação desses concretos na construção civil. 

A abertura do evento será feita por Íria. Na sequência, o professor Wellington Longuini Repette, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ministra a palestra Concreto de Ultra Alto Desempenho (CUAD /UHPC) – Novas Fronteiras e Oportunidades na Indústria do Pré-Fabricado. O professor Marco Cárnio, da PUC Campinas, aborda o tema Concreto com Fibras: Práticas Recomendadas IBRACON/ABECE e Normalização no Brasil, Antonio Domingues de Figueiredo, professor associado da Universidade de São Paulo (USP), profere a apresentação Desafios, oportunidades e tendências do uso na Indústria de Pré-moldados e o engenheiro Marcelo Waimberg, da EGT Engenharia, falará sobre O uso de UHPC em Pontes Pré-fabricadas de Concreto, a experiência fib em vista a Malásia e a visão de projeto. Ao final, haverá uma mesa redonda com os palestrantes, com o engenheiro Eduardo Barros Millen, da Zamarion e Millen Consultores, com o professor Fernando Stucchi, da Escola Politécnica da USP, e com a engenheira Inês Laranjeiras da Silva Battagin, superintendente do Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-18).

O evento da Abcic é voltado para profissionais da cadeia produtiva da construção civil, engenheiros, arquitetos, técnicos, gestores, professores e pesquisadores com interesse em aumento de produtividade, construção sustentável, industrialização da construção, além de estudantes do quinto ano, especialização ou pós-graduação de escolas de Engenharia e Arquitetura.

O Workshop Abcic Concreto Especiais para a Indústria de Pré-Moldados, Concreto Reforçado com Fibras (CRF) e Concreto de Ultra Alto Desempenho (CUAD) conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) e Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).
 
Além da Abcic, estão confirmados no Summit M&T Expo 2018 eventos promovidos pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas (Analoc) e da Fundação Vanzolini.

Única feira a ser realizada na área de construção e mineração, a M&T Expo 2018 é a mais importante vitrine tecnológica de seu segmento na América Latina. Promovida, pela primeira vez, em 1995, em uma iniciativa da Sobratema, a edição de 2018 marca o início do acordo de cooperação de longo prazo firmado entre a entidade e a Messe München, promotora da bauma, maior feira mundial da área de equipamentos para construção. Com isso, a feira passa a ser organizada e promovida pela Messe Muenchen do Brasil.  

Download Press Release (PDF)

© MessengerPeople