Inteligência artificial já é utilizada na construção de estradas, afirma palestrante na M&T Expo 2018

Rodovias ganham novas tecnologias inclusive inteligência artificial
 A construção de estradas não depende mais da experiência acumulada dos trabalhadores. A evolução tecnológica aplicada ao segmento já permite obter ótimo desempenho mesmo com uma equipe menos experiente, afirmou Justo Santos, responsável técnico e suporte comercial do segmento de Road Machinery Volvo na América Latina, em palestra na Arena de Conteúdo da M&T Expo 2018 – 10ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, que é realizada em São Paulo e se prolongará até a próxima quinta-feira (29).

No entender do palestrante, soluções em sensores, inteligência artificial e telemetria têm ajudado muito nas obras em rodovias. “Hoje, os equipamentos guiam os passos dos operadores”, contou. Para a compactação do asfalto, por exemplo, a Volvo oferece o sistema Compact Assist com o software Density Direct, que mede, em tempo real, a densidade do asfalto que está sendo aplicado, permitindo a correção de falhas durante a obra. Já a solução Pave Assist funciona, segundo Santos, como uma central de informações sobre o processo de pavimentação, oferecendo dados sobre o mapeamento termal da área de trabalho, um cálculo do material utilizado e até previsão do tempo. “É uma ferramenta muito útil, porque não dá para continuar a trabalhar com chuva e a operação pode enviar uma mensagem para a usina de asfalto para parar a produção”, explicou.

A 10ª M&T Expo é o principal ponto de encontro do setor na América Latina. Promovida, pela primeira vez, em 1995, pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a edição de 2018 marca o início do acordo de cooperação de longo prazo firmado entre a entidade e a Messe München, promotora da bauma, maior feira mundial da área de equipamentos para construção. Para visitar a M&T Expo 2018, basta realizar o credenciamento online no site oficial.

Download Press Release (PDF)