M&T Expo revela que drones podem reduzir em até 2,5 vezes o custo de projetos na construção

 As múltiplas aplicações dos drones em projetos e a capacidade que estes pequenos equipamentos têm de racionalização em setores variados foram demonstradas em palestra na M&T Expo 2018 – 10ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, que foi aberta nesta segunda-feira (26), no São Paulo Expo, em São Paulo. “Mapeamento aéreo com drones: Inovação em projetos de grande porte”. “Os drones estão revolucionando várias áreas. Para se ter uma ideia, a utilização de drones pode tornar um projeto duas vezes e meia mais barato e com uma rapidez 60% maior em comparação com os sistemas convencionais, como o uso de croquis, por exemplo”, explica a palestrante Silvia Ferreira, diretora de projetos da empresa Mapear com Drones.

Segundo ela, os drones já estão sendo adotados maciçamente no país pelos setores de indústria, mineração, oleodutos e até mesmo pelas prefeituras, onde são empregados no cálculo do IPTU. “Atualmente, todas as grandes empresas de construção civil estão trabalhando com drones. Até mesmo os processos de licitações já encurtaram, inclusive, os prazos de construção de estradas, que antes eram estabelecidos em seis meses, para 90 dias, dada a praticidade e rapidez dos drones”, revela a executiva.

O fato dos drones conseguirem realizar um levantamento topográfico de uma área sem falhas também representa uma grande revolução no setor, segundo ela. “Os croquis podem ter falhas. Ora se esquece uma nascente, ora algum outro detalhe fica de fora. E isso atrapalha muito o trabalho de campo, pois, a cada erro, precisa-se retornar a área e fazer tudo de novo. Os drones eliminam retrabalhos”, complementa.  Silvia enumerou algumas das vantagens dos drones: avaliação básica dos pontos críticos dos pavimentos existentes; mapeamento das grandes extensões de áreas; mais seguros em locais perigosos e de tráfego intenso; permitem obter informações em áreas inacessíveis e capacidade de criar registros fotográficos das áreas do projeto não omitindo nenhum tipo de detalhe. 

A 10ª M&T Expo é o principal ponto de encontro do setor na América Latina. Promovida, pela primeira vez, em 1995, pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a edição de 2018 marca o início do acordo de cooperação de longo prazo firmado entre a entidade e a Messe München, promotora da bauma, maior feira mundial da área de equipamentos para construção. Para visitar a M&T Expo 2018, basta realizar o credenciamento online no site oficial.

Download Press Release (PDF)