Palestrante na M&T Expo destaca benefícios da certificação de operadores de movimentação de carga

Além de aumentar a produtividade e reduzir as perdas de equipamentos e cargas, a certificação de trabalhadores brasileiros que operam máquinas de movimentação de cargas permite baixar as despesas com seguros, ao mesmo tempo em que estimula o cumprimento de normas de segurança. Estes são os principais benefícios apontados por Antônio Luís Aulicino, gerente de Relações Institucionais da Abendi – Associação Brasileira de Ensaios não Destrutivos e Inspeção, durante palestra no Summit na M&T Expo 2018 – 10ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, que está sendo realizada em São Paulo.
 
Para os trabalhadores, segundo Aulicino, os benefícios são o aumento da empregabilidade pela diferenciação profissional, o alinhamento aos padrões internacionais e a segurança na execução da atividade. Para ser certificado, o profissional passa por um sistema definido de créditos estruturados, que levam em conta desde a experiência do operador até os cursos que ele venha a fazer. 

O sistema de certificação, definido a pedido da Sobratema, já atende a profissionais que atuam no segmento de içamento e movimentação de cargas como o Rigger, supervisor de rigging, sinaleiro amarrador, operadores de guindastes, gruas, pontes rolantes e guindautos. Segundo o gerente da Abendi, agora está em desenvolvimento as certificações para operadores das linhas amarela e branca.

A 10ª M&T Expo é o principal ponto de encontro do setor na América Latina. Promovida, pela primeira vez, em 1995, pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a edição de 2018 marca o início do acordo de cooperação de longo prazo firmado entre a entidade e a Messe München, promotora da bauma, maior feira mundial da área de equipamentos para construção. Para visitar a M&T Expo 2018, basta realizar o credenciamento online no site oficial.


Download Press Release (PDF)