Sem compliance, o Brasil não conseguirá duplicar os investimentos em infraestrutura

Assunto será tema de palestra de Emerson Melo, da KPMG, na M&T Expo 2018

O valor médio anual de recursos brasileiros para obras de infraestrutura registrada entre 2015 e 2017 caiu 20,8% ante ao ciclo verificado entre 2007 e 2014, passando de R$ 101,7 bilhões anuais para R$ 80,5 bilhões. A avaliação é da Ex Ante Consultoria Econômica. Já no ano passado, os investimentos na área diminuíram 12,4%, chegando a apenas 1,69% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em 2014, essa taxa, segundo a Inter.B Consultoria, era de 2,31%.

Esse percentual é relativamente baixo, principalmente, se comparado a outros países que fazem parte dos BRICs, como a China e Índia que investem, de acordo com dados do World Economic Forum, cerca de 13% e 4%, respectivamente. Para Emerson Melo, sócio da KPMG, a infraestrutura é um segmento significativamente importante para o país principalmente em um momento de retomada de investimentos, sendo portanto imprescindível promover um crescimento de recursos. “Não conseguiremos duplicar esse número sem uma estrutura eficiente de Governança, Risco e Compliance (GRC), que assegura a credibilidade, a confiança e a ética para os negócios. Sem isso, fatalmente, os investidores se afastam ou há uma grande dificuldade para a articulação dos investimentos necessários ao país”.

O sócio da KPMG explica que essa conduta já é uma tendência para as grandes empresas, que buscam cada vez mais práticas de compliance eficientes. “Porém, esse tipo de programa não é implementado em um curto prazo de tempo. Ainda levará alguns anos até que todo o ecossistema realmente tenha implantado um programa efetivo, que poderá ser visto nas organizações”, acrescenta.

Em sua opinião, as empresas devem iniciar essa transformação, independentemente do ambiente externo, tornando-se protagonistas neste movimento. “As companhias que começam o programa de compliance tornam-se mais competitividades em relação às empresas que ainda não implementaram essas práticas”, acrescenta Melo, que ministrará palestra sobre o tema, no dia 26 de novembro, na Arena de Conteúdo da M&T Expo 2018 – 10ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração.

Além disso, vale investir na adoção e no estabelecimento de uma conduta ética porque resulta em benefícios, como a proteção para conselheiros e diretoria, a retenção de talentos, os custos tendem a ser menores e há uma redução significativa de qualquer tipo de desvio financeiro.

“Um ecossistema comprometido com a política de Governança, Risco e Compliance também contribui para que o custo de produção e do desenvolvimento da infraestrutura torna-se mais baixo, levando a uma competição mais equilibrada entre todos os stakeholders envolvidos no mercado. Para sociedade, o benefício é visto pela alavancagem da economia, por um ambiente socioeconômico sustentável e perene, e uma política mais equilibrada”, finaliza Melo.

A Arena de Conteúdo da M&T Expo 2018 contará ainda com apresentações das consultorias EY e Porsche Consulting, da Dal Pozzo Advogados, do Instituto OPUS de Capacitação Profissional e com as palestras técnicas proferidas por empresas do setor da construção e mineração: Bomag Marini, Caterpillar, John Deere, Kaeser, Liebherr, Mapear com Drones, Moba, SSAB, Terex, Trimble e Volvo, e pela instituição internacional VDMA (Associação Alemã de Máquinas e Equipamentos).

Marcada entre os dias 26 e 29 de novembro, no São Paulo Expo, 10ª M&T Expo será o principal ponto de encontro do setor na América Latina. Promovida, pela primeira vez, em 1995, pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a edição de 2018 marca o início do acordo de cooperação de longo prazo firmado entre a entidade e a Messe München, promotora da bauma, maior feira mundial da área de equipamentos para construção. Para visitar a M&T Expo 2018, basta realizar o credenciamento online no site oficial.

Serviço:
M&T Expo 2018 – 10ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração
Data: 26 a 29 de novembro de 2018
Horários: 26 a 28 - 13h às 20h
                29 - 9h às 16h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda – São Paulo/SP
Informações e credenciamento: http://www.mtexpo.com.br

Sobre a Messe München
A Messe München é uma das empresas líderes mundiais de feiras de negócios. Organiza cerca de 50 feiras de bens de capital e de consumo e as mais importantes feiras de alta tecnologia em Munique e em outros países. A cada ano, mais de 30.000 expositores e cerca de dois milhões de visitantes participam em eventos realizados no centro de feiras e exposições da Messe München, no ICM – Internationales Congress Center München e no MOC Veranstaltungscenter München (Centro de Congressos de Munique). Além disso, a Messe München organiza feiras em países como China, Índia, Turquia e Rússia. A Messe München tem uma presença empresarial global com afiliadas na Europa, Ásia e África e mais de 60 representantes estrangeiros trabalhando em mais 100 países.

Sobre a Sobratema
A Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir conhecimentos e informações e participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e mineração. Com 30 anos de atividade, conta com o apoio de mais de 650 associados (profissionais e empresas de construção, de locação, fabricantes e prestadores de serviços) e de parcerias estratégicas, com as principais entidades e empresas do setor da construção e da mineração no Brasil e Exterior. A entidade possui a Inteligência de Mercado, dedicada a estudos e pesquisas para subsidiar a tomada de decisões estratégicas das empresas, o Instituto Opus para capacitação profissional, a Sobratema Publicações para edição de livros e revistas técnicas. Além disso, organiza eventos especializados: a BW Expo – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, Workshop, Fórum Infraestrutura, Tendências no Mercado da Construção e as Missões Empresariais, que levam profissionais para as mais importantes feiras internacionais dos setores da construção e da mineração.


Download Press Release (PDF)