Veículos autônomos começam a ser projetados na área de mineração, aponta palestrante na M&T Expo

Sem condutores, os veículos autônomos são projetados de acordo com as necessidades de cada setor e já despertam o interesse da área de mineração, entre outros. Ciente do potencial desse mercado a Scania constituiu um braço voltado ao desenvolvimento de projetos para a viabilização de veículos autônomos, a startup Lots Group. As vantagens da utilização desses veículos sem condutores em vários setores da economia foram apresentadas em palestra na Arena de Conteúdo da M&T Expo 2018, encerrada nesta quinta-feira (29), em São Paulo.
 
Baseado na cidade de São Paulo, o Lots Group iniciou as suas operações neste ano e tem como foco a estruturação de projetos de veículos autônomos para transporte de carga em áreas como mineração, papel e celulose, agricultura, florestal entre outras. “Estamos hoje analisando projetos de um total de 15 clientes de diferentes setores no Brasil. Cada setor tem suas particularidades, portanto, os clientes precisam de projetos específicos, que respeitem as suas necessidades”, explica Huber Mastelari, diretor geral da Lots Group da América Latina, acrescentando que já está entregando protótipos para a realização de testes em alguns clientes.
 
Segundos ele, o uso de combustíveis que não sejam nocivos ao ambiente é um grande apelo dos veículos autônomos. “No Brasil, podemos utilizar diesel, biodiesel, biometano e álcool. Já na Europa, a tendência são os carros elétricos e híbridos. Ou seja, cada região tem a opção de utilizar o tipo de combustível que esteja mais à mão”, aponta o executivo.
 
Uma inovação que se encontra na fase de testes, na Europa, segundo ele, é a chamada Operação Comboio, que consiste em quatro veículos conectados por plataformas internas. “Nesse modelo, o primeiro é o carro-guia ao qual os demais são conectados. Essa tecnologia de conectividade é obtida pelo Bluetooth interno. É um sistema que gera grande economia e tem tudo para se consolidar no mercado”, observa o executivo.

Download Press Release (PDF)