Manutenção Preventiva: benefícios para além do óbvio

Manutenção Preventiva: benefícios para além do óbvio

Cuidar com antecedência das máquinas faz a diferença ao agregar valor à atividade, gerando economia ao mesmo tempo – especialmente para locação

Quem conhece o dia a dia dos canteiros, sabe o quanto uma parada inesperada para manutenção corretiva de um equipamento - ou, pior ainda, a perda de uma máquina por conta de falha irrecuperável -, pode impactar a obra em seu contexto geral.

Por isso, fazer revisões prévias de todas as máquinas do canteiro e promover manutenções preventivas, das mais simples, como lubrificação e reposição de fluidos e filtros, até as mais complexas, como a troca de peças que apresentam determinado padrão de desgaste, permitindo prever um mau funcionamento futuro, é premissa para quem não quer ter dores de cabeça na obra.

A manutenção preventiva reduz as paralisações na obra; ela assegura que as máquinas mantenham as melhores condições de trabalho, evitando quebras, falhas, e a incidência de despesas inesperadas, já que correções podem ser bastante caras. Além disso, permite que os equipamentos presentes no canteiro estejam disponíveis por mais tempo, visto que a longevidade maior das máquinas é consequência de um cuidado prévio mais efetivo, algo que consta nos manuais.

Para o mercado de locação, um benefício adicional

Mas há uma dimensão a mais no valor que as manutenções preventivas podem oferecer, uma que é percebida muito mais pela área de locação, e que estende ao setor da construção civil, também, a colheita dos seus benefícios. Quando a manutenção preventiva é realizada periodicamente e anteriormente à locação, todos ganham:

1. Quem fornece o equipamento ganha em confiabilidade e credibilidade. Ao suprir obras com máquinas que não incorrem novos custos e contribuem, de fato, para a eficiência do trabalho. Assim, o retorno financeiro é muito mais garantido, pois o que se estima com o valor da locação é o que é obtido, sem surpresas.

2. Os funcionários ganham quando recebem treinamento adequado para realizar as manutenções e, assim, agregar valor ao fornecimento de máquinas com sua expertise e conhecimento sobre seus detalhes, para que tenham bom funcionamento ao longo de cada obra.

3. Quanto mais transparentes as parcerias de fornecimento, melhor a reputação dos envolvidos. A empresa que fornece equipamentos com manutenção em dia terá sempre um bom nome pelo qual zelar. Quem aluga máquinas com essas empresas também pode se beneficiar dessa boa reputação, pois isso se torna uma garantia a mais de entregas nos prazos estabelecidos, entre outros fatores positivos.

Todas as dimensões da manutenção em um só lugar

De 5 a 8 de julho de 2021, representantes de empresas de grande relevância no mercado da construção civil, incluindo locadores de máquinas e equipamentos, estarão reunidos na M&T Expo, o ponto de encontro para conhecer novas soluções e desenvolver parcerias importantes para superar os mais variados desafios do setor.

Acompanhe por aqui essas e outras informações, e fique por dentro da maior feira de equipamentos para a Construção e a Mineração da América Latina. Aproveite para preencher o formulário, clicando aqui: quando abrirmos o credenciamento, você será informado(a) via e-mail.

Esperamos você lá! :)