6 inovações em concreto: principal advento da construção civil moderna evoluiu desde sua criação

6 inovações em concreto: principal advento da construção civil moderna evoluiu desde sua criação

6 inovações em concreto: principal advento da construção civil moderna evoluiu desde sua criação

Apesar de ser relativamente recente em sua atual forma, este elemento fundamental para construir e edificar, em todo o mundo, passou por transformações nos últimos anos

O concreto, em si, é um conceito extremamente inovador e que revolucionou a construção em todo o mundo. Formas rudimentares desse advento e alguns de seus componentes, isolados, foram se desenvolvendo ao longo do tempo, desde há milhares de anos.

E a partir da observação e da manipulação humana, versões aperfeiçoadas e cada vez mais fortes, confiáveis e maleáveis foram sendo criadas, praticamente moldando o mundo que conhecemos hoje, especialmente em sua faceta urbana, mas não apenas.

O concreto armado, surgido durante a Revolução Industrial, é ainda hoje uma das invenções mais aclamadas da humanidade, mas nem por isso parou no tempo. E hoje, quando as tecnologias, inclusive da construção civil, dão saltos maiores em cada vez menos tempo, o concreto também foi contemplado com inovações importantes nos últimos dez anos.

Aqui você conhece 6 destaques entre elas:

Bioconcreto

É obtido a partir de uma combinação de bactérias e outros nutrientes, que são misturados à base de argamassa. As bactérias são ativadas apenas em contato com a água, permanecendo em estado latente durante quase todo o tempo. Assim – apenas quando chove – a água da chuva penetra nas fissuras e faz com que as bactérias sejam ativadas, regenerando o concreto.

Concreto de alto desempenho

Normalmente elaborado com adições minerais, como sílica ativa e metacaulim e aditivos superplastificantes, é aplicado em obras civis especiais, hidráulicas em geral e em recuperações. Seus benefícios são o aumento da durabilidade e vida útil das obras, redução de custos da obra e melhor aproveitamento das áreas disponíveis para construção.

Concreto autoadensável

Por ter elevada plasticidade e reologia (comportamento dos materiais ante seus limites de resistência à deformação) controlada por aditivos de última geração, é aplicado em fundações especiais, do tipo hélice contínua e paredes diafragma, assim como em peças delgadas e densamente armadas. Tem maior durabilidade, é de fácil aplicação e dispensa a utilização total ou parcial de vibradores, além de reduzir custos com mão de obra e energia.

Concreto colorido

Concreto comum, porém adicionado de pigmentos especiais, que conferem cores com diferentes tonalidades: amarela, azul, vermelha, verde, marrom e preta. É aplicado em pisos, calçadas e fachadas. Dispensa a pintura e pode ser usado como marcador de áreas específicas.

Concreto celular

Enquadrado na categoria de concretos leves, ao invés de utilizar agregados de reduzida massa específica em sua composição, é obtido pela adição de um tipo especial de espuma ao concreto. Sua utilização tem sido bastante difundida para aplicação em paredes, divisórias, nivelamento de pisos e até em peças estruturais e painéis pré-fabricados.

Concreto com adição de fibras

É normalmente elaborado com fibras de nylon, polipropileno e aço, dependendo do projeto, e inibe os efeitos da fissuração por retração, sendo utilizado em obras civis especiais e pisos industriais. Aumenta a durabilidade das obras quanto à abrasão e desgaste superficial, além de melhorar a resistência à tração do concreto, podendo ser utilizado em pistas de aeroportos.

Inovações a olhos vistos

Na M&T Expo, que acontece em julho de 2021, você pode não apenas conhecer de perto muitos desses novos adventos, como vivenciar sua aplicação de forma prática – além de demonstrar a inovação promovida pela sua empresa.

Na área externa ao pavilhão da feira, a interação dos expositores e seus potenciais clientes e público interessado é realizada já incluindo a visualização dos produtos em ambiente próprio para sua utilização.

Clique aqui e saiba mais. Nos vemos lá!