AIZ e Andrade Gutierrez se unem em operação com equipamentos não-tripulados

AIZ e Andrade Gutierrez se unem em operação com equipamentos não-tripulados

Fonte: Assessoria de Imprensa
Site Revista M&T - Maio 2022

Empresas iniciam segunda obra em parceria em uma mina em Itatiaiuçu (MG)

A primeira barragem do mundo construída com veículos de operação remota fica em uma mina em Itatiaiuçu (MG), que receberá tecnologia de rede privada 5G e equipamentos elétricos com sensores de escavação e perfuração 3D.

“A ideia é deixar operadores e demais envolvidos em segurança, dentro de shelters distantes do ponto de operação, trazendo mais comodidade aos profissionais”, comenta a parceria.

“O diesel será substituído por energia elétrica e aumentará a acuidade dos cortes de terra com sensores”, completa.

Segundo comunicado, tanto caminhões, escavadeiras, pás carregadeiras e tratores de esteira quanto torres de retransmissão serão aos poucos substituídos por máquinas elétricas.

Já equipamentos como caminhões receberão a tecnologia ‘swappable battery’, que permite a troca em um pórtico em apenas quatro minutos.

Em uma próxima etapa, informam as empresas, serão implantadas em uma “Mina Tech” soluções como caminhões bullets autônomos equipados com tecnologia GNSS, que permite operar sem intervenção humana.

“Nesta etapa, as fontes de energia serão painéis offgrid, que não requerem conexão à rede elétrica, o que trará independência inclusive em zonas rurais”, finaliza.