Mineração 4.0: tecnologia, produção e sustentabilidade

Mineração 4.0: tecnologia, produção e sustentabilidade

 

A evolução constante é urgente e a tecnologia é o caminho 

Os avanços e melhorias na indústria de mineração na busca por uma atividade mais produtiva, segura e sustentável passam pela implementação das tecnologias mais avançadas.

Planejamentos e atividades precisam ser executados com os recursos que permitam às minas serem mais inteligentes, aos equipamentos mais autônomos e, principalmente, aos trabalhadores preparados para lidar com toda essa inovação e serem habilitados para usufruir de todos os benefícios que as automações proporcionam.

A estimativa, segundoo parceiro M&T ExpoIBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), é de que sejam aportados nos próximos 5 anos, U$37,1 bilhões de dólares no setor. E que cada vez mais palavras como IoT (Internet ofThings/Internet das Coisas), Inteligência Artificial, Big Data Analytics e Transformação Digital farão parte das rotinas de trabalho na mineração.

 

Equipamentos conectados, inteligentes e automatizados 

Entre as inúmeras novidades que a tecnologia insere em todos os campos da mineração, como o processamento de minérios, a britagem e o enriquecimento, queremos destacar os equipamentos, que representam uma parte importante do processo.

Os caminhões, por exemplo, que carregam os pesados minérios podem ser operados de forma autônoma, o que proporciona economia e aumento na produtividade. Ao ser guiado pela inteligência artificial, a vida útil do veículo é prolongada por ter os desgastes de suas peças reduzidos pelos modernos sistemas que são implementados, além disso, há uma vantagem ambiental, pois tal tecnologia reduz a emissão de CO2 por gastar menos combustíveis.

Drones que fazem a vigilância das áreas e as escavadeiras que são operadas remotamente proporcionam muito mais segurança para as equipes de trabalho e resultam em uma grande redução de lesões.

Até os pneus podem sentir os benefícios da tecnologia ao serem monitorados por sistemas de inteligência artificial com base em análise de dados que lhes garantirão maior vida útil.

Ter a maior quantidade de equipamento conectados, monitorados e analisados em centrais tecnológicas permite mais agilidade para corrigir falhas, manter o projeto como o esperado e cortar excessos, aumentando assim a produtividade e reduzindo custos.

 

Equipe treinada para usufruir dos benefícios 

Com o uso da tecnologia os processos são inegavelmente mais precisos, eficientes e seguros o que resulta em melhores desempenhos.

E mais do que garantir a redução das pessoas expostas e assegurar menos riscos para os trabalhadores, é fundamental que as empresas fornecedoras de novas tecnologias e as suas contratantes possuam programas de qualificação de suas equipes, assim os trabalhadores estarão aptos para executar suas tarefas utilizando da melhor forma as máquinas e equipamentos disponíveis.

 

O futuro da mineração na M&T Expo 

A M&T Expo - part of bauma NETWORK é a principal plataforma para realização de negócios nos setores de mineração e construção da América Latina.

 Confira mais informações sobre o setor de mineração na nossa página de notícias.