Diagnóstico de ferramentas de penetração de solo melhora performance

Diagnóstico de ferramentas de penetração de solo melhora performance

Aplicação adequada de pontas e materiais de desgaste das caçambas, conforme a realidade de operação da pedreira, mineradora e tipo de material escavado, reduz custos operacionais e elimina tempo de máquina parada

Fonte: Site Revista M&T - Agosto 2021

O diagnóstico de operação de equipamentos de escavação e carregamento é essencial para apontar se as peças de desgaste das caçambas e as FPS (Ferramentas de Penetração de Solo) precisam de uma nova configuração.

Essa avaliação tem sido bem aceita em mineradoras, pedreiras e por empresas que trabalham na construção pesada, por possibilitar uma aplicação mais condizente dessas ferramentas à produção, tipo de material escavado, reduzir custos operacionais e eliminar tempo de máquina parada.

Paulo Riccioppo, diretor da LPR Soluções para Equipamentos Pesados, explica que esse diagnóstico é parte de uma consultoria que vai muito além de indicar produtos, ela integra uma engenharia inteligente e de soluções adequadas.

“Fazemos um diagnóstico da operação do cliente em campo, para entender seus problemas, dificuldades e metas de produção. A partir dos parâmetros observados, indicamos a solução que possibilitará melhor adequação para a realidade do cliente, seja na melhoria de performance, segurança e redução de paradas de máquina”, salienta Paulo.

Num teste de produto em campo realizado por especialistas da LPR em uma mineradora de ferro e estéril em Minas Gerais, os profissionais comprovaram que a máquina tinha performance comprometida por usar FPS incompatível com os níveis de produção almejados pela empresa.

A mineradora utiliza uma escavadeira hidráulica Liebherr R954 SME com capacidade de 3,25 m³. “Quando visitamos o cliente, conhecemos sua operação e observamos o trabalho da máquina, vimos que ela poderia gerar melhores resultados”, conta Riccioppo.